quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto Experimental de Girassol de F&R com apoio da FAPERJ recebe a colaboração da PESAGRO

As fortes chuvas na primeira quinzena de novembro que atingiram a região noroeste do Estado Rio de Janeiro inviabilizaram o plantio experimental de girassol em uma das áreas escolhidas pelo projeto, a do município de Itaocara/RJ. A razão foi devido ao nivelamento do terreno e as características do solo que naõ permitem o rápido escoamento de um grande volume de água. O plantio nesta área foi então adiado para o fim de fevereiro e princípio de março durante a execução da 2ª fase do projeto.
Foram mantidos os plantios nas áreas experimentais de São José de Ubá e Miracema em terrenos mais elevados.
Após reunião com a PESAGRO - Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do RJ na Estação de Campos dos Goytacazes o projeto desenvolvido por F&R e LPM do Brasil recebeu o apoio imprescindível e experiente dos técnicos da instituição de pesquisa que já desenvolvem à cerca de 7 anos experimentos com oleaginosas no estado do RJ, entre elas o girassol.
Comandada pelo Engº Agrônomo especializado em Fitomelhoramentos Silvino Amorim Neto e pelo Engº Agrônomo Wander a PESAGRO está para lançar o primeiro anuário do RJ sobre os plantios de oleaginosas nesta quase uma década de pesquisas.
A PESAGRO atendeu ao pedido de F&R e da LPM do Brasil para cessão e realização imediata de um plantio em uma área de 1 ha na estação experimental em Campos dos Goytacazes e na assessoria técnica com a expertise adqurida na cultura de girassol.
Reunião posterior na ASFLUCAN - Associação Fluminense dos Plantadores de Cana que também está em fase inicial de execução de projeto de girassol apoiado pela FAPERJ em colaboração com a PESAGRO cujo coordenador é o professor Carlos Frederico de Menezes Veiga da UFRRJ - Universidade Federal Rural do RJ serviu para reiterar a sinegia dos dois projetos em torno de objetivos comuns, viabilizar economicamente o plantio de girassol no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens