domingo, 15 de agosto de 2010

Plantio de Girassol em Rio das Ostras do projeto FAPERJ vira atração

O plantio experimental de girassol em um terreno no município de Rio das Ostras/RJ se tornou atração de agricultores e turistas que visitam o balneário na costa do sol fluminense. Localizado a margem da rodovia, a beleza das flores majestosas atraem todos os dias para o mesmo ritual: os carros passam com as famílias e param para apreciar e tirar fotos. Muitas vezes visto no sul e centro oeste do Brasil, o plantio do girassol ( Helianthus annuus) no RJ é uma novidade.
O projeto financiado com recursos da FAPERJ e desenvolvido por Felicíssimo e Ramires Consultoria com apoio da LPM do Brasil e PESAGRO Estação Campos dos Goytacazes atraiu ao interesse da DEAGRO de Rio das Ostras que selecionou 2 (duas) áreas de agricultores familiares para realização do experimento.
O destino dos grãos após a colheita é a produção de azeite de girassol, produto que estará sendo lançado no mercado em breve pelas 2(duas) empresas.
As duas plantações estarão completando 80 dias desde a semeadura em 25 de maio e atingiram o seu auge de floração agora para partir para a fase de enchimento dos grãos.
A altura das duas plantações atingiu os valores previstos no dia 27 de julho: 170 - 180 cm para a plantação realizada no terreno mais úmido e de maior teor de material orgânico e 120 - 130 cm para o terreno masi alto, um terreno bem seco e com pouca história de agricultura.
A altura máxima da variedade Helio 863 é na verdade 170 cm conforme o fabricante das sementes, a Heliagro. Esta variedade tem um teor de óleo maior e o fabricante informa que ela deve atingir entre 44% a 48%, o que logo deverá ser verificado na prática e nas circunstâncias climáticas de Rio das Ostras.
Nesta avaliação de novo foi constatada a ausência de doenças como o mofo branco, alternaria ou mildew. A saúde das plantas é muito boa. Fica de novo a observação que a ausência de chuvas nos primeiros 40 dias prejudicou o desenvolvimento na altura daplantação no terreno mais seco. Significa que para se ter a certeza absoluta sobre um bom desenvolvimento em altura, a presença de uma leve irrigação na hora de faltar chuva na região pode ser uma boa solução para o problema.

Para quem deseja ver a beleza da plantação tem ainda uma semana para ver a floração, porque já se iniciou o carregamento com grãos na planta.

3 comentários:

  1. Olá, Felicissimo, muito legal e interessante essa iniciativa do plantio de girassol aqui no RJ. Gostaria de saber o local que se encontra para fazer uma visita.
    Abs,
    Marcell Compan

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde ,gostaria de saber o endereço para visita obrigado.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens