domingo, 28 de setembro de 2014

São José de Ubá recebe equipamentos financiados com recursos da FAPERJ

A FAPERJ continua investindo em tecnologias aplicadas a reciclagem e ao reaproveitamento de materiais nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Através de seus pesquisadores, Universidades, pequenas empresas, empreendedores individuais, micro empreendedores, cooperativas e  inventores independentes aos poucos vão mudando as interfaces tecnolóicas de pesquisa e desenvolvimento de nosso estado. 

A decisão da gestão do Prof. Dr. Ruy Garcia Marques, Presidente da Instituição de fomento, e do professor Dr. Rex Nazaré, Diretor de Tecnologia em apoiar projetos de preservação do meio ambiente, coleta seletiva e reciclagem, reaproveitamento de materiais e utilização de energias alternativas como os biocombustíveis produzidos a partir do óleo vegetal usado (o popular óleo de cozinha) tem mostrado bons resultados nos municípios em que são implantados, o que pode ser verificado através do recebimento crescente do ICMS Verde e de indicadores de sustentabilidade como, por exemplo, a expansão do volume de coleta seletiva e a disposição de resíduos não reaproveitados, surgimento de soluções para o tratamento dos resíduos sólidos gerados nas regi~]oes norte e noroeste do estado.

Carmo, Cantagalo, Sumidouro, Cardoso Moreira e São José de Ubá são alguns dos novos municípios que irão receber projetos na área ambiental nos próximos 6 (seis) meses a partir de projetos apresentados a FAPERJ por professores e pesquisadores da UFF, SENAC Rio, UERJ, UNIFESO e os apoios técnicos e operacionais das empresas Lamers Project Management, Lamers Equipamentos Industriais e Felicíssimo e Ramires Consultoria.

Antecipando-se, a Felicíssimo e Ramires Consultoria, a Lamers Equipamentos Industriais e os pesquisadores Prof. Esp. Marcello Silveira Vieira, Prof. Esp. Pedro Paulo Silveira Felicíssimo e Professor MsC. da UFF Dácio Vivas providenciaram neste mês de setembro de 2014, a instalação de uma esteira móvel seletora de materiais na Usina de Lixo de São José de Ubá em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a operacionalização de uma min usina de tratamento de óleo de cozinha.

O Projeto aprovado pela FAPERJ para o professor Dácio Vivas, deve a partir do final do ano e início de 2015 dar a partida na coleta seletiva e mensuração dos resíduos eletroeletrônicos gerados na região noroeste do estado. 

Em continuidade estão sendo elaborados no âmbito da UFF projetos de coleta e mensuração deste tipo de resíduos em todo o Estado do Rio de Janeiro. 

Abaixo as fotos da entrega da esteira e de testes com a mini usina em São José de Ubá:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens