terça-feira, 20 de julho de 2010

Barra do Piraí inicia a produção de óleo de cozinha purificado de alta qualidade

Com o apoio da FAPERJ e tecnologia da LPM do Brasil, a empresa Óleo Local de Barra do Piraí/RJ iniciou no último dia 17 de julho a sua produção de óleo de cozinha purificado, produzindo 2 (dois) lotes experimentais como forma de treinamento e teste da mini usina modelo LPM OC 350 A, desenhada e produzida pela Lamers Equipamentos Industriais Ltda, cujo projeto de Felicíssimo e Ramires Consultoria com o apoio da FAPERJ custeia a locação pelo prazo de 18 meses de sua execução.
Após um 1º ensaio com água para testar todas as funções da máquina e poder realizar o ajuste de válvulas de segurança e instrumentos, passou-se aos testes com o óleo usado coletado nos restaurantes da região e retirado do meio ambiente.
Os empreendedores Bruno e Rafael que tomaram a iniciativa de criar a Óleo Local em Barra do Piraí/RJ, preocupados com a questão ambiental da região, acompanharam todo o treinamento e deram partida nos testes com o óleo coletados em bombonas de 50 litros. Segue a descrição dos testes:
"Com uma certa voracidade a mini usina começou a absorver uma mistura de óleo e gordura que se encontrava nas bombonas e através da mangueira de sucção delas desapareceram rapidamente o conteúdo para vir a ser depositado no decantador . Três bombonas continham na sua quase totalidade gordura e crostas de farinha secos e saturados com óleo. Uma bombona continha uma substância gordurosa, cheia de restos de comida e material orgânico com uma crosta de fungo a encobrí-la. Observando o conteúdo desta bombona pode-se observar que o restaurante em questão (de onde ela provinha) oferecia em seu cardápio escarghots e crustáceos".
A pergunta era: como se comportaria o equipamento sob esta situação extrema? Decidiu-se pela continuação dos testes. Surpreendentemente a mini usina abserveu rapidamente o conteúdo depositando-o no decantador.
A mini usina então começou a processar este mix de óleo, gordura e material orgânico. Por causa da baixa temperatura na região nos últimos dias, o óleo estava muito frio e por esta razão o processo levou um pouco mais de tempo, Chegando ao final do processo de tratamento dos primeiros 500 litros a mini usina produziu 130 litros de água, 350 litros de produto e o restante de material orgânico. Impressionante a quantidade água que saiu da mini usina, porque não foi notada a entrada de água.
O processo quebra a emulsão de água e óleo e o que os catadores normalmente jogam fora, a borra, nesta usina é aproveitada e tem como resultado a produção de mais óleo e gordura do que normalmente é possível. esta grande quantidade de água era o resultado de uma matéria prima de baixa qualidade, mas para a finalidade de testes da usina muito bom, porque fpoi realizada sob condições adversas de oferecimento dapior matéria prima que poderia ser imaginada.
O Profº Lamers então levou consigo para a realização de testes laboratoriais mais apurados, 2(duas) garrafas com amostras para testar a qualidade do produto final.
O mini lab da LPM do brasil usou uma balança de massa para medir o teor de água + voláteis no produto intermediário ( após a 1ª decantação) e o valor ficou em 0,86%. Para o produto final após a bi-decantação este valor caiu para 0.14%
Para medir o total de particulados + água a LPM do brasil utiliza uma centrífuga em qual aplica uma rotação de 4.000 rpm durante 30 minutos. O totald eparticulados + água ficou bem abaixo de 1%, o que é muito marcante, levando em conta a matéria prima que foi oferecida.
A expectativa é de que esta nova unidade da LPM do Brasil que é parte integrante do projeto ambiental da Felicíssimo e Ramires Consultoria com o apoio da FAPERJ vai tratar os óleos das cidades de Barra do Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa e região circunvizinha, oferecendo assim, pelo efeito multiplicador, maiores oportunidades na geração de emprego e renda para os catadores de resíduos nesta cidade.

Um comentário:

  1. caro amigo petter fico feliz com a ativação da micro usina de beneficiamento do óleo de fritura agora voces já podem buscar conhecimentos para o tão sonhado biodisel meus parabens
    forte abraço

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens