Com o término da montagem da 1ª Usina de Beneficiamento de Óleo Vegetal Residual ( popular óleo de cozinha usado) do Estado do Rio de Janeiro no município de Resende, a empresa responsável por sua operação, Ecoleta Comércio e Serviços de Reciclagem Ltda, aguarda a liberação e autorização da concessionária de energia AMPLA para dar início as suas operações. O equipamento da LPM do Brasil, cujo aluguel é custeado com recursos FAPERJ pelo período de 18 meses do projeto executado pela Felicíssimo e Ramires vai atender cerca de 15 municípios do Estado do RJ, coletando e retirando do meio ambiente uma estimativa entre 50.000 e 100.000 litros/mês de óleo vegetal usado até o final de 2010, tratando, purificando e beneficiando este produto e tornado-o apto a ser reaproveitado pelas indústrias de sabões e de biodiesel.
A unidade fornecida utiliza um destilador para a purificação do óleo. Além de ter a capacidade de retirar toda a água do óleo, o equipamento controla a carga microbiana e retira o odor desagradável do óleo de fritura. Também os gases são eliminados pelo processo.
A usina tem uma capacidade de tratamento de 600 litros/hora.
Com esta usina, o projeto VivaÓleo entra em uma nova fase (ver http://www.vivaoleo.com.br/). A Ecoleta que concebeu o projeto pioneiro em Resende vai ter acesso a mercados mais exigentes pela obtenção de melhor qualidade do produto, beneficiando assim um maior número de grupos de produção como cooperativas, associações de catadores e recicladores de resíduos urbanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens