Nos próximos 14 dias (15 de agosto) deve ocorrer a floração das duas plantações de girassol do projeto apoiado pela FAPERJ em Rio das Ostras. O terreno de 1,5 hectares do agricultor Waldemir Alves Barcelos, o mais baixo dos dois terrenos naquele município, recebeu uma segunda adubação com 150 kg de uréia por ha e reagiu bem após a chuva de duas semanas atrás na região.
Neste sítio, o girassol mostra folhas grandes e a altura está se aproximando de 160 cm a 170 cm, a altura máxima da variedade Helianthus 863.
Esta variedade tem como característica esta altura menor em relação a variedade Helianthus 251 dos testes anteriores realizados pela empresa e que pode alcançar alturas de 210 cm. Em contrapartida a H 863 tem um teor mais alto de óleo entre 44% a 48%.
Está sendo observado um cultivar com uma boa saúde das plantas, porém com uma variação na altura de uns 30 cm. As plantas conseguiram preencher o espaçamento de 75 cm entre as fileiras inteiramente.
Não foi observada nenhuma ocorrência de doença nesta plantação, tais como mofo branco, alternaria ou mildew.
O outro terreno localizado também no distrito de Cantagalo, bem mais alto, mostrou para a variedade H 863 problemas de adaptação para uma situação de um terreno mais seco e a ausência de chuvas durante umas duas semanas no período dos primeiros 40 dias.
Este terreno tem pouca história de uso, o que significa um baixo teor de material orgânico no solo, o que prejudica a capacidade de reter a umidade do solo. A última chuva de 38 mm, deu uma levantada mas ficou evidente que a planta ficou estressada, querendo iniciar o ciclo de floração antecipadamente com uma altura mais baixa. Em alguns lugares a plantação não conseguiu encher totalmente o espaçamento de 75 cm. A expectativa é que esta plantação vai alcançar uma altura de 120 cm a 140 cm. Marcante também nesta plantação a ausência total de doenças até o momento desta visita.
Observando as duas plantações de H 863, ficou como ponto positivo a saúde das plantas, não mostrando até o momento qualquer ocorrência de doenças. Ponto de preocupação é a ausência de regularidade das chuvas na região, no caso de um terreno mais alto, seco ou com baixo teor de material orgânico. Neste caso, a disponibilidade de irrigação torna-se necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens