Nos dias 23 e 24/07 os consultores de Felicíssimo e Ramires realizaram visitas técnicas aos municípios onde foram executadas as ações do projeto financiado e apoiado pela FAPERJ de Implantação da Cadeia de Reaproveitamento de Biomassas Líquidas (Óleo de Cozinha e Gorduras Animais) voltados para a Produção de Biocombustível.
O objetivo principal foi conhecer a demanda dos grupos de produção beneficiados pelo projeto e verificar o bom andamento nas obras de infra estrutura realizadas e apoiadas com os recursos para maximizar e melhorar a coleta do óleo e, o bom funcionamento das mini usinas da LPM do Brasil, bem como estreitar os laços de relacionamento entre os consultores da empresa e os grupos de produção.
Estiveram presentes nesta visita os consultores da F&R: Pesquisadores Pedro Paulo S. Felicíssimo (Agroenergia e Bioenergia) e Ana Márcia Ramires (Saúde, DST's), Orlando Paulo Confalonieri (Química e Corrosão de Materiais), Lívia Dias (Bióloga e bolsista do CNPQ) e João Victor Ramires (Geografia)
Resende - local onde foi implantada a 1ª Usina de Beneficiamento de Óleo Vegetal Residual da LPM do Brasil, a equipe verificou as ótima instalações do grupo Ecoleta, pioneiro na região com o projeto Viva Óleo e que atualmente coleta um volume de cerca de 30.000 litros/mês. Rsende aguarda a autorização da AMPLA para dar início às operações com a planta.
Barra do Piraí - Grupo Óleo Local conta agora com uma excelente infra estrutura apoiada pela FAPERJ e vem dia a dia ampliando o raio de ação na sensibilização e coleta no entorno dos municípios de Volta Redonda, Vassouras e adjacências. Conta com uma mini usina da LPM do Brasil.
Valença - O Lar Meimei de Valença vem se sobressaindo pela boa articulação com as escolas municipais e o excelente trabalho social que vem realizando. Recebeu o apoio da FAPERJ, com pequenas obras de infra estrutura, material de divulgação e de coleta doados, além de uma mini usina da LPM do Brasil para purificação e tratamento do óleo de cozinha recolhido.
Rio Bonito - O excelente apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito vem permitindo que as ações de conscientização ambiental nas escolas se multipliquem e a coleta de óleo no município venha se acelerando mês a mês. Apesar das enormes dificuldades encontradas como por exemplo, a paralisação das operações de coleta seletiva no aterro sanitário, onde se encontra a mini usina da LPM do Brasil e os poucos recursos da Secretaria, Felicíssimo e Ramires vem aplicando bem os recursos da FAPERJ, tendo apoiado o material de divulgação e o conserto do veículo utilizado para a coleta do óleo, além é claro da mini usina.
São Gonçalo - Prosseguem as obras para a implantação da 2ª Usina de Beneficiamento de Óleo Vegetal Residual do Estado do Rio de Janeiro. O equipamento já encontra-se no local e além de beneficiar a comunidade do Salgueiro e a cooperativa de catadores do aterro sanitário de Itaoca com geração de empregos, renda e qualidade de vida, esta planta será utilizada por F&R e LPM do Brasil para a realização de testes de qualidade na obtenção do padrão biocombustível para o óleo de cozinha beneficiado e sua aplicação em motores estacionários modificados, objeto de projeto específico também apoiado pela FAPERJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens