quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

COOPCAL - Cooperativa de Catadoras do Complexo do Alemão recebe apoio da FAPERJ para implantação de usina de tratamento e beneficiamento de óleo vegetal usado.

Em visita neste dia 12 de janeiro a COOPCAL - Cooperativa de Catadoras do Alemão no bairro de Nova Brasília, Rio de Janeiro os consultores da Felicíssimo e Ramires puderam constatar o quanto é importante esta profissão e quanto deverá ser valorizada no futuro a reciclagem de materiais.

Com o aumento inevitável, constante e incessante previsto nas próximas décadas para todas as matérias primas que compõe os processos industriais, as atividades de reciclagem , beneficiamento e reaproveitamento de materiais torna-se cada vez mais estratégica para as empresas que dependem destes recursos.

A COOPCAL é um exemplo de cooperativa que certamente desempenha um papel importantíssimo neste processo: composta por 26 cooperados dos quais 17 são mulheres chefes de família que adquirem em média uma receita mensal de R$ 300,00 reciclam cerca de 80 toneladas mensais de resíduos. Exemplo de luta não valorizada pelo poder público até a chegada da unidade pacificadora no Complexo de Favelas do Alemão, a cooperativa representa a cultura do descaso com que a população das grandes metrópoles cultiva em relação ao meio ambiente em que vive e a sustentabilidade.

A FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro vêm agora resgatar esse valor intrínseco e verdadeiro que se deve dar a esta atividade e a seus trabalhadores, tão importante para a saúde do meio ambiente e para a sustentabilidade econômica do crescimento industrial com o Projeto de reciclagem do Óleo Vegetal Usado para sua utilização como Biocombustível em Motores Estacionários.

Com a instalação da mini usina, a COOPCAL acrescenta a reciclagem do óleo à enorme variedade de materiais que recicla diariamente na cidade do Rio de Janeiro. A FAPERJ através da Felicíssimo e Ramires vai reconstruir o telhado abalado em sua estrutura por uma obra do PAC realizada no terreno contíguo, adquirir bombonas e realizar pequenas obras necessárias à instalação do equipamento da Lamers Industriais.































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens