quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Município de Conceição de Macabu busca apoio da FAPERJ para implantação de projetos, ambiental e de geração de renda

A convite da Câmara Municipal de Conceição de Macabú na pessoa de seu presidente, Vereador Marlon Abreu, os consultores da Felicíssimo e Ramires, Orlando Paulo Confalonieri, João Victor Ramires e Pedro Felicíssimo realizaram visita ao município para obterem subsídios técnicos necessários ao desenvolvimento de projetos ambientais e de geração de renda em comunidades daquela região, rica em recursos naturais e econômicos.

Do mesmo modo como vem ocorrendo em municípios vizinhos, Conceição de Macabu vêm se preparando para o crescimento econômico da região nos próximos anos e de seus impactos sobre o meio ambiente tipicamente rural e agrícola, conseqüência da chegada de novos empreendimentos como o Porto do Açú, COMPERJ e de novas indústrias fornecedoras de produtos e serviços à região.

Recebidos pelo Presidente da Casa, os consultores, que também são pesquisadores da FAPERJ, foram apresentados aos diversos projetos planejados para as comunidades locais pelo município.

Entre estes se destaca, o apoio que a FAPERJ vêm dando a coleta do óleo de cozinha nos municípios de Carapebus e Conceição de Macabu, com a instalação de uma mini usina em Carapebus e a distribuição de bombonas e material de divulgação para coleta em escolas, igrejas e associações de moradores em ambos os municípios. Este projeto é coordenado em Carapebus pelo professor e pesquisador Marcello Silveira Vieira e em encontra-se em fase de conclusão.

Na ocasião, a Câmara Municipal de Conceição de Macabu fez chegar às mãos do Professor Pedro Felicíssimo, ofício de apoio à apresentação de um projeto ADT 1 - Auxílio ao Desenvolvimento Tecnológico à FAPERJ para o desenvolvimento da conscientização ambiental e coleta do óleo vegetal usado no município e em regiões vizinhas.

Com o convênio já existente de cooperação com a Secretaria e Meio Ambiente de Carapebus e atuando em municípios circunvizinhos, Carapebus e Conceição de Macabu esperam retirar mensalmente do meio ambiente da região 15.000 litros de óleo de cozinha usado.

No município também estão localizados 3(três) grandes assentamentos rurais; Capelinha com 160 famílias (1992), São Geraldo com 60 famílias (2000) e Zé Pureza (2010) com 60 famílias, os quais poderiam vir a apresentar futuramente através da instituição algum tipo de projeto de geração de renda complementar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens