quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Colônia Witmarsum - as primícias do moderno agronegócio brasileiro


Situada no município de Palmeira no estado do Paraná, a Colônia Witmarsum foi formada em julho de 1951 por menonitas que migraram da cidade de Witmarsum do estado de Santa Catarina. Os menonitas da Colônia Witmarsum pertencem ao grupo dos menonitas alemães-russos, que tem sua origem na Frísia, no norte da atual Holanda e Alemanha. Através da Prússia eles imigraram para Rússia no século XVIII, de onde fugiram em 1929, quando o comunismo se instalou naquele país. Em 1930 vieram ao Brasil onde, após uma tempo em Santa Catarina, fundaram em 1951 a Colônia Witmarsum no Paraná. Graças a ajuda conseguida junto aos menonitas da América do Norte, foi possível comprar em 7 de junho de 1951 a Fazenda Cancela.
Ocupa uma área de aproximadamente 7800 hectares e possui aproximadamente 1500 habitantes. Compreende cinco núcleos de povoamento, denominados aldeias e numerados de 1 a 5 e, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela.
Sua base econômica reside na agropecuária, desenvolvida sobretudo no setor da pecuária leiteira. Também há criação de frangos e porcos para o abate e plantações de soja e milho.
Acompanhados pela Srª Lena Harder os consultores de F&R visitaram o museu que conta a história dos menonitas para o Brasil. O que chamou mais atenção foi o conteúdo das ricas fontes de pesquisas históricas à disposição no local, que podem mostrar o desenvolvimento do agronegócio no sul do Brasil a partir da imigração européia nos séculos XVIII e XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens