domingo, 7 de fevereiro de 2010

Município de Tanguá define projeto ambiental para reciclagem de óleo vegetal alimentício

No dia 06/02 ( sábado) reuniram-se na Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Tanguá/RJ os consultores Peter Lamers e Pedro Felicíssimo e o Secretário de Meio Ambiente Elias dos Santos Luz para definir a estratégia e as metas da implantação do projeto financiado pela FAPERJ de reaproveitamento de biomassas líquidas para a produção de biodiesel (óleo de cozinha) no município.
Apesar de ser um município ainda em expansão, Tanguá encontra-se em localização estratégica e privilegiada ao futuro Complexo Petroquímico da Petrobrás e com belas riquezas naturais e um povo hospitaleiro.
Entusiasta do projeto ambiental, o secretário pretende iniciar uma grande mobilização da iniciativa pública e privada do município, envolvendo escolas, associações, restaurantes, supermercados, implantar um selo "amigo do meio ambiente".
Através do incentivo a formação de uma cooperativa, Tanguá deve receber uma mini planta inicialmente para purificar o óleo recolhido tornando-o apto a ser enviado para uma indústria ( sabões) ou uma usina beneficiadora.
Reunião no próximo dia 11/02 com os prováveis fundadores da cooperativa servirá para definir os próximos passos que deverá ocorrer na área de treinamento e capacitação da coleta, envolvendo os futuros cooperados e os diretores das 16 escolas do município que serão os multiplicadores do projeto em Tanguá.
Uma breve apresentação do projeto F&R/FAPERJ, muito apropriadamente, deverá ocorrer durante o evento de lançamento do projeto"Planejamento Estratégico da região Hidrográfica dos Rios Guapi-Macacu e Caberibu-Macacu, também conhecido como Projeto Macacu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens