sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Prefeitura de Macaé elabora projeto de coleta seletiva de óleos e gorduras e convida F&R/FAPERJ

A Prefeitura Municipal de Macaé, representada pela Secretaria de Meio Ambiente tem a meta de realizar a Coleta Seletiva do óleo vegetal e animal alimentício junto às residências e estabelecimentos comerciais geradores e a posterior reciclagem a partir deste ano de 2010 conforme Lei Municipal nº 3.246/2009.
Para esta finalidade a Secretaria de Meio Ambiente esta elaborando um Projeto intitulado "Coleta Seletiva de Óleos e Gorduras de Origem Animal e Vegetal Usados" inserido no Programa de Trabalho "Macaé Limpa e Saudável"
O Projeto tem como metas:
1)cadastramento dos estabelecimento geradores do material a ser coletado
2)implementação da coleta seletiva e de seu beneficiamento (mesmo que em caráter experimental)
3) campanhas educativas através das diversas vias possíveis de comunicação
4)a formação de cooperativas com atividades afinadass com o objetivo proposto pela lei municipal, tanto para coleta, como para produção de materiais a partir do aproveitamento do que for coletado e geração de renda.
Assim explicou Karla Oliveira, bióloga e Coordenadora de Residuos e Efluentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macaé, o interesse em receber e reunir-se com um dos executores do "Projeto Biomassas Liquidas" da FAPERJ / F&R Consultaria, nesta oportunidade representado pelo Prof°Peter Lamers.
Ficou evidente o progresso que a Prefeitura de Macaé fez em matéria de coleta seletiva após as primeiras visitas e reuniões da equipe da Felicíssimo e Ramires com o Secretario de Meio Ambiente Dr. Maxwell de Souto e o consultor municipal Denilson Machado.
No caso de Macaé, o Projeto da FAPERJ ofereceu a disponibilidade por aluguel de uma mini usina de purificação de oleo de fritura da LPM do Brasil, modelo LPM OC200 durante 18 meses para dar partida na coleta e o tratamento dos residuos.
Além disso foi oferecido treinamento das pessoas que vão realizar a coleta. Dentro do projeto também é previsto um treinamento de conscientização ambiental nas escolas, com o objetivo de educar e incentivar a população. O próximo passo no projeto municipal será provavelmente a seleção da entidade em Macaé que vai participar do projeto e que ficará responsável pela coleta.
Entusiasmada, a coordenadora explicou que já houve interesse de alguns indivíduos e cooperativas querendo informações mais detalhadas.

Um comentário:

  1. Não deveria existir um posto para que as residências possam fazer a entrega do óleo usado nas cozinhas?

    Gostaria de parabenizar a prefeitura por essa iniciativa. Mas acho que deveria ser mais ativa em manter a população macaense melhor informada.

    Grata.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens