sábado, 13 de fevereiro de 2010

Valença recebe apoio de Felicíssimo e Ramires/FAPERJ para coleta de óleo vegetal usado.

No último dia 12/02 os consultores Peter Lamers ( LPM do Brasil) e Matheus Cardoso (Ecoleta)realizaram visita técnica ao Lar Meimei em Valença/RJ onde concretizaram a parceria com a instituição para a coleta de óleo vegetal residual dentro do projeto da Felicíssimo e Ramires Consultoria/FAPERJ.
O presidente do Lar Meimei, Sr. Rogério Silva Fort, explicou que a coleta do óleo usado pelo Lar Meimei é uma fonte de renda para manter o projeto educacional com crianças de 6 a 13 anos de idade, que recebem de 2ª a 6ª feira: orientação moral, social, reforço escolar, recreações, práticas esportivas, alimentação e aulas de trabalhos manuais. Sr. Fort nos relatou que durante esses 26 anos de existência da instituição, sempre manteve a esperança de construir um educandário, onde as crianças além de estudarem as chamadas matérias tradicionais, como português, matemática, ciências ETs, estudarão os princípios básicos da doutrina espírita, em seu tríplice aspecto, Ciência, Filosofia e Religião.
A coleta ainda insipiente no município deverá receber o apoio do projeto F&R/FAPERJ com compra de bombonas, treinamento pela Ecoleta e aluguel de uma mini usina projetada por LPM do Brasil.
A compra de toda a produção de óleo coletada em Valença será direcionada para beneficiamento na Ecoleta em Resende.
Peter e Elizabeth Lamers e Matheus Cardoso foram recebidos por João Raphael Barra e Rogerio Silva Fort, ambos voluntarios e dirigentes do Grupo Espirita Lar Meimei de Valença.
O grupo busca na coleta de óleo uma fonte de renda para dar sustentação ao ideal de servir e na melhora constante das instalações físicas da sede do grupo, onde além do trabalho social, são realizadas reuniões de estudo da doutrina espírita.
Esse trabalho de coleta do óleo usado de cozinha vem sendo realizado desde 2007, sempre buscando maior conhecimento para ampliar o negócio.O grupo faz panfletagem e trabalha na divulgação da preservação do meio ambiente. Conseguiram abrir sozinhos vários ecopontos e como voluntários fazem a coleta. O Sr. Raphael que é o coordenador dos ecopontos, relatou-nos, que somente na loja de artesanato de sua propriedade, no centro da cidade, ele recebeu no mês passado 198 garrafas pet de 2 litros de moradores, residente próximos ao seu estabelecimento comercial.
O grupo mostrou muito interesse em participar no projeto da FAPERJ de beneficiamento de biomassas liquidas, para alcançar os objetivos e metas que têm em mente para este ano referente o projeto de coleta de óleo vegetal.
Em conjunto o Projeto da FAPERJ vai apoiar de imediato o crescimento e o desenvolvimento com mais 50 ecopontos na cidade no curto prazo e vai providenciar uma capacidade de estocagem para 3.000 litros.
Para alcançar uma qualidade de produto pronto para o mercado, o projeto da Felicissimo e Ramires Consultaria/ FAPERJ vai providenciar durante 18 meses o aluguel do equipamento de filtração de oleo de fritura LPM OC 200 (da LPM do Brasil) e dar suporte em treinamento para os operadores. De imediato o projeto também garante a venda do produto final através da Ecoleta Ltda, empresa que no mesmo dia realizou o carregamento da coleta do Lar Meimei do início do mês de fevereiro.
A expectativa é que no médio prazo este centro de coleta em Valença possa criar emprego para mais uma ou duas pessoas e apoiar a sustentação das atividades sociais, objetivo principal do grupo. A reunião foi concluída com um almoço em um restaurante, próximo ao conhecido Jardim de Cima, praça que é referência, cartão de visita da cidade de Valença, lugar onde rege a tranquilidade e o bom humor. Como outras cidades ao redor, uma cidade com um povo muito hospitaleiro que tem uma história interessante com muitos prédios estilo colonial e várias fazendas do chamado ciclo do café. Valença é uma cidade próspera, com muitos cursos universitários, medicina, odontologia, medicina veterinária, direito, economia, filosofia e ciências da computação.

5 comentários:

  1. É com imensa alegria que nós os demais integrantes do Lar Meimei recebemos a notícia de tão importante parceria. Que Jesus nos abençoe em mais esta empreitada, em prol de nossos ideais de ajuda no bem, de nossa doutrina espírita e de valorização e preservação da natureza através de atitudes de homens que pensam no planeta como os Srs. Peter Lamers e Matheus Cardoso, e a Srª Elizabeth Lamers. Sandra Regina (secretária GELM)

    ResponderExcluir
  2. O lar meimei, tendo a frente o Sr. Rogerio Fort, além de outros companheiros, com certeza são merecedores dessa parceria,porque acreditam no que fazem e muito t~em trabalhado para esse fim. Eles realizam um trabalho sério, intercalado de muita dificuldade material. Desponta agora uma nova esperança para o coroamento dos ideais do Lar Meimei. Todos estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Todos estão de parabéns. Ganha o meio ambiente, a empresa e o lar meimei, que trabalham com muita seriedade e sonham com o ideal de igualdade.

    ResponderExcluir
  4. Com esse apoio recebido, nosso grupo poderá sonhar ainda mais e auxiliar na verdadeira transformações das crianças assistidas e de seus familiares.
    O Município de Valença agradece muito as empresa Felicíssimo Ramires / FAPERJA, a LPM do BRASIL e a ECOLETA.
    Estamos provando aos pessimistas que o mundo é maravilhoso e que tem conserto.
    Rogério Fort.

    ResponderExcluir
  5. Quero parabenizar ao Lar Meimei, as empresa Felicíssimo Ramires / FAPERJA, a LPM do BRASIL e a ECOLETA, pelo empenho, pois nao ha vitoria sem dedicaçao e esforço. A nossa Mae Terra agradece.
    Patricia Fontoura

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens